Empanadas de pernil desfiado

Alimentar é um ato generoso

Empanadas de pernil desfiado

Empanadas de pernil desfiado

Empanadas de pernil desfiado
🐷
Para a massa:

02 colheres de chá de fermento em pó ,
01 pitada se sal,
30 g de banha de porco,
1/2 xícara de leite,
01 ovo,
2 xícaras e 1/2 de farinha de trigo e mais para polvilhar.

Modo de fazer:

Misture a farinha , o fermento e o sal em uma tigela . Misture bem a banha na farinha. Bata ligeiramente o leite e o ovo em uma tigela e, aos poucos , acrescente a mistura de farinha até obter uma massa lisa e macia . Embrulhe a massa com papel-filme e guarde na geladeira por uma hora.
Polvilhe farinha em uma superfície, abra a massa e recorte os círculos . Coloque o recheio em um dos lados de cada círculo. Umedeça a borda da massa com água e feche-a sobre o recheio , de modo a formar uma meia-lua. Pressione toda a borda com os dedos ou com um garfo, para fechar bem.
Você pode assar as empanadas ou fritar. Eu assei.
Antes de levar ao forno pré-aquecido passe uma gema batida em cada empanada.

Ingredientes para o pernil desfiado:

1,5 kg de pernil suíno em peça com osso
2 colheres (chá) de sal
2 colheres (chá) de cominho em pó
pimenta-do-reino em grãos moída na hora a gosto
1 ½ colher (sopa) de azeite
1 cebola
3 dentes de alho
1 pedaço de gengibre de cerca de 3 cm
1 pimenta dedo-de-moça
2 folhas de louro
2 anis-estrelados
½ maço de coentro (folhas e talos)
1 colher (sopa) de melado de cana
caldo de 2 limões
1 xícara (chá) de cachaça
2 xícaras (chá) de água

MODO DE PREPARO

Lave e seque a pimenta dedo-de-moça. Numa tábua, corte a pimenta no sentido do comprimento, raspe e descarte as sementes, fatie. Pique fino a cebola e o alho. Descasque o gengibre e passe na parte fina do ralador (ou use um ralador específico).

Corte a peça de pernil em pedaços grandes, mantendo o osso em um deles. Retire e descarte a gordura. Tempere com o sal, o cominho e pimenta-do-reino moída na hora a gosto.

Leve a panela de pressão ao fogo alto. Quando esquentar, regue com 1 colher (sopa) de azeite e doure 2 ou 3 pedaços de pernil por vez, por cerca de 2 minutos de cada lado. Transfira para uma travessa e repita com o restante do pernil.

Diminua o fogo para médio e acrescente ½ colher (sopa) de azeite. Refogue a cebola por cerca de durante 3 minutos. Tempere com uma pitada de sal e acrescente o alho, o gengibre, a pimenta, o louro, os talos de coentro picados e refogue por mais 2 minutos, mexendo sempre.

Regue com a cachaça e mexa com uma espátula para dissolver todo o queimadinho do fundo e laterais da panela.
Junte o caldo de limão, o melado, o anis estrelado, a água e misture bem. Volte os pedaços de pernil à panela, feche e mantenha em fogo alto. Quando começar a apitar, baixe o fogo e deixe cozinhar por 40 minutos.

Desligue o fogo e, quando todo o vapor sair e a panela parar de apitar, abra a tampa. Transfira o pernil para uma travessa e o molho para um tigela, passando pela peneira. Pressione com as costas de uma colher para extrair todo o molho e despreze os temperos da peneira.

Desfie a carne de porco com dois garfos. Volte o molho à panela, junte a carne desfiada e aqueça em fogo baixo por 1 minuto. Se desejar um pouco mais de molho, regue com um pouco de água fervente. Transfira para uma tigela, e sirva a seguir com arroz branco, farinha de mandioca ou como recheio para sanduíches e empanadas 🥟.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *