Strudel - sobremesa tradicional austríaca

Strudel – sobremesa tradicional austríaca

Alimentar é um ato generoso

O Apfelstrudel é uma sobremesa tradicional austríaca, nascida em Viena, tendo-se tornado popular internacionalmente. É a receita mais conhecida com a massa folhada da Europa central, conhecida em alemão por strudel. Pensa-se que tenha sido influenciada pelas cozinhas do Império Bizantino, da Arménia e da Turquia. Em Viena, é possível encontrar vestígios destas três cozinhas. O Apfestrudel pode ser encontrado no sul da Alemanha e em muitos países que fizeram parte do Império Austro-Húngaro, como a Croácia, a Hungria, a República Checa, a Eslováquia e Eslovénia. No Brasil, o strudel é feito também com a massa filo. Uma massa muito fina que para atingir o ponto você deve ler um jornal através dela.

As primas Elisângela Jurgensen Hergert e Lisbet Schnoor Segundo
As primas Elisângela Jurgensen Hergert e Lisbet Schnoor Segundo

As primas Lisbet Schnoor Segundo e Elisângela Jurgensen Hergert, descendentes de alemães, moradoras do bairro rural do Pinhal, em Limeira, me convidaram para presenciar a produção de uma receita muito especial para elas: o strudel. As fornadas de strudel foram ofertadas para o culto em ‘Ação de Graças’, na Igreja Evangélica Confissão Luterana. Cozinhar é um ato generoso carregado de afeto e valores culturais, portanto, cozinhar é uma entrega.
“É um prato especial. Nós, geralmente, fazemos o strudel em datas especiais como o Natal e a Páscoa. Começamos fazer strudel para resgatar a cultura alemã. Uma cultura que foi muito desatualizada, esquecida (por nossa comunidade). Nós somos primas e estamos tentando resgatar um pouco das receitas antigas pois, minha avó nunca fez. Pesquisamos a cultura alemã pra gente começar a fazer a massa do strudel e resgatar a essência das receitas’, contou Lisbet.
Segundo Elisângela, elas se motivaram a partir da venda de strudel na Festa Alemã, realizada anualmente. “Foi quando começou a ser vendido na barraca na Festa Alemã e repetimos sempre para oferecer ao culto de ‘Ação de Graças’, da Igreja Confissão Luterana’, comentou Elisângela.
“Estamos oferecendo para esse culto como modo de agradecer a Deus pelo que a gente têm. Agradecemos a Deus oferecendo um prato que é especial pra nós. Um resgate da história alemã e uma graça que Deus nos deu por aprender e conseguir fazer. Porque não é um prato difícil só que é preciso ter delicadeza e paciência para fazer, senão não consegue”, explicou Lisbet.

A receita de Strudel
Fatie o strudel em cinco partes. Coloque-os em assadeira untada e leve ao forno

Ingredientes para a massa, rende sete unidades

500g de farinha de trigo, mais um pouco para polvilhar,
01 xícara (chá) de água,
02 ovos,
01 colher (sobremesa) de vinagre,
01 colher (café) de sal,
óleo vegetal para besuntar a massa,
02 colheres (sopa) de margarina derretida.
Essa massa rende sete unidades de strudel.

Modo de fazer a massa filo:

Enrole o strudel com ajuda da toalha da mesa

Misture todos os ingredientes e amasse bem. Forme uma bola com a massa e besunte toda a massa com óleo vegetal. Coloque a massa numa tijela coberta com um guardanapo limpo para descansar por um período de 1 hora e meia.
Leve a massa para ser aberta numa mesa, sobre uma toalha limpa e polvilhada com farinha de trigo. Coloque a massa no centro da mesa e estique delicadamente com o rolo de macarrão. Vá esticando a massa com as mãos até ficar da espessura de uma folha de papel, até atingir toda a área da mesa. Quando enrolada e cortada renderá 05 strudel. A massa que cair pra fora da mesa deve ser cortada fora, amassada novamente e colocada para descansar novamente por mais uma hora e meia, pois, renderá mais 02 strudel.

Ingredientes para o recheio:

05 maçãs limpas, descascadas e sem as sementes, cortadas em fatias finas,
03 xícaras (chá) de uva passa preta,
01 xícara (chá) de açúcar,
01 colher (café) de canela em pó,
1/2 xícara (chá) de farinha de rosca,
02 colheres (sopa) de manteiga derretida.

Cubra toda a massa com as maçãs cortadas em fatias fininhas

Modo de fazer:
Pincele toda a massa aberta com manteiga derretida. Cubra toda a massa com as maçãs cortadas em fatias fininhas. Polvilhe todas as maçãs com açúcar e canela misturadas. Espalhe as passas por cima. Polvilhe farinha de rosca. Regue todo o recheio com margarina derretida novamente. Polvilhe com açúcar e canela misturados. Enrole o strudel com ajuda da toalha da mesa. Fatie o strudel em cinco partes. Coloque-os em assadeira untada e leve ao forno em temperatura moderada durante cerca de 1 hora – nesse período pincele com margarina derretida a cada 20 minutos. Depois de assado e frio polvilhe açúcar de confeiteiro

1 comentário sobre “Strudel – sobremesa tradicional austríaca”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *