Padaria do Mosteiro

Alimentar é um ato generoso

O Mosteiro

Pode-se dizer que o sítio histórico que abriga o Mosteiro de São Bento é o mais antigo de São Paulo. Completou em 1998 seu IV centenário de ocupação ininterrupta no mesmo local. O Pátio do Colégio, marco de fundação da cidade, passou por várias transformações e no período de 1765 a 1932, abrigou o Palácio do Governo de São Paulo.

Livro | Cozinhe com os monges

A fundação do Mosteiro data do fim do século XVI, 14 de julho de 1598, segundo documentos da época, foram concedidas duas sesmarias pelo Capitão-Mor Jorge Correia, as quais seriam a base da fundação beneditina na pequena vila. O terreno cedido ficava no alto da elevação, entre as águas do Anhangabaú e do Tamanduateí,  abrangendo de um lado o Vale do Anhangabaú e do outro a atual 25 de Março.

Padaria | Prateleira com as receitas tradicionais, herança da família dos monges

A Padaria do Mosteiro

São Bento ao escrever a Regra para os seus monges no século VI, os adverte que o mosteiro deve ser construído de tal forma que possua padaria, horta, queijaria, pomar e oficina para atender as necessidades da comunidade.

Pão | Dominus – Pão de campanha elaborado com um blend de farinhas francesas e fermentação natural

Em 1999, o Mosteiro de São Bento, SP, passou a oferecer ao público bolos, pães, geleias, biscoitos, com receitas que estavam guardadas no arquivo da abadia. A forma de prepará-los só é transmitido a um outro monge para que se continue cumprindo o que escreveu São Bento: “são verdadeiros monges, se vivem do trabalho de suas mãos”. É possível adquirir os quitutes em um anexo dentro da igreja de São Bento, no centro da capital mas, não há espaço para degustação, para atender essa demanda foi inaugurado em outro local a Padaria do Mosteiro.

Pão | São Joachim – Farinha de Sêmola, azeitonas verdes, azeite de oliva, açúcar, sal, e farelo de trigo torrado

A Padaria do Mosteiro fica na Rua Barão de Capanema, 416, no Jardim Paulista, São Paulo. Lá são oferecidos as delícias do Mosteiro como biscoitos, bolos, chocolates, doces, geleias, madeleine, mel, pães, licores e cervejas. No local é servido café, licores e porções menores de bolos, pães de mel e é comercializado arte sacra.

Bolo | Laetare – Base de farinha de amêndoas, ovos, canela e limão. 1,020 kg

 

Postado em Sem categoria

2 comentários sobre “Padaria do Mosteiro”

  1. Sim! Com razão!
    São Bento ao escrever a Regra no século VI adverte que o Mosteiro deve ser construído de tal forma que possua padaria, horta , queijaria, pomar e oficina. Ele sabia o que estava fazendo ! 🙏😋

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *