Sorvete coquinho palmeira jerivá

Alimentar é um ato generoso
Sorvete coquinho palmeira jerivá

Jerivá é uma palmeira tipicamente brasileira. Seu fruto é amarelado com polpa fibrosa, doce e suculenta. Tem semente que se assemelha a um pequeno coco com sabor amendoado, é comestível.
Os nutrientes: ômega 3,6 e 9, vitmaina A, proteínas, fibras solúveis, alto teor de carboidratos, selênio e cálcio. As amêndoas são comestíveis in natura e podem ser usadas secas para extrair o óleo ou triturado como farinha.
A polpa do jerivá maduro batida no liquidificador serve para preparação de sucos , sorvetes , geleias, cremes e mousse.
Eu já havia feito o suco, desta vez, avancei um pouquinho mais e fiz o sorvete. A consistência é muito viscosa, para sorvete é excelente.

Ingredientes:

01 litro de coquinho da palmeira jerivá frescos e limpos,
02 litros de água,
01 lata de leite condensado,
raspas de um limão,
04 fatias médias de abacaxi.

Modo de fazer:
Numa panela coloque a água e os coquinhos, cozinhe em fogo médio por 40 minutos. Bata no liquidificador, ou seja, no pulsar, porque se bater de fato, pode danificar o liquidificador. Passe o líquido por uma peneira grossa para retirar as amêndoas. Separe o caldo e leve ao liquidificador novamente, agora para bater de fato, o caldo com o abacaxi e o leite condensado. Despeje num recipiente para ir ao freezer, misture as raspas de limão. Leve ao freezer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *